- Clubes como Corinthians, Pinheiros e Juventus demonstraram interesse no programa, segundo vice-prefeito
- Bom no Esporte, Bom na Escola foi oficializado a partir de um decreto assinado pelo prefeito Ricardo Nunes
A Prefeitura de São Paulo instituiu um programa de parceria com entidades para oferecer aulas de esportes às crianças matriculadas em sua rede de ensino. Clubes como Corinthians, Pinheiros e Juventus já demonstraram interesse em apresentar propostas.
Em contrapartida, a gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) poderá oferecer descontos às instituições no recolhimento de taxas municipais ou tributos, como o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ou abater em suas dívidas com o município.
A informação foi dada pelo vice-prefeito, coronel Ricardo Mello Araújo (PL), autor da ideia do programa, nomeado como “Bom no Esporte, Bom na Escola”.
“A finalidade do programa é investir em crianças e adolescentes, tirando-os da ociosidade para prática esportiva com valores, regras e disciplina, para que não caíam no crime”, disse o vice de Nunes.
“Vamos supor que um clube disponibilize 20 horas por semana de uma parte de sua estrutura com professores, faremos um levantamento deste gasto e a prefeitura poderá abater na dívida daquela entidade. Mas não estamos isentando. Ou, se não tem dívida, pode reduzir os tributos municipais deste clube.”
Cada entidade poderá apresentar o seu projeto de aulas e fazer uma proposta de contrapartidas a partir de chamamento público, previsto para ser iniciado neste mês. O programa já foi oficializado a partir de um decreto assinado pelo prefeito no dia 26 de janeiro.
Mello Araújo diz que, em reunião com dezenas de clubes para apresentar o projeto no final de 2025, 30 deles demonstraram interesse.
“Esses clubes têm horários ociosos e já contam com estrutura e profissionais para oferecer, por exemplo, dez vagas de boxe, 20 vagas no futebolde campo, e assim na natação, tênis”, afirma o vice.
Fonte: Folha de São Paulo