- TV Gazeta de Alagoas deixou de retransmitir a Globo em outubro, após batalha na Justiça
- Banco estatal afirma que emissora local não pagou parcela prevista para o último dia 25 de novembro
O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) solicitou à 10ª Vara do Tribunal de Justiça de Alagoas que decrete a falência da TV Gazeta, emissora do ex-presidente Fernando Collor e que era parceira da Globo até outubro.
Segundo documentos obtidos pela coluna, o banco público diz que a empresa não pagou uma parcela prevista no plano de recuperação judicial, em vigor desde 2019. O valor é de R$ 14,5 mil e deveria ter sido quitado no último dia 25 de novembro. Procurada, a TV Gazeta não se manifestou.
O BNDES afirmou que enviou o boleto para a área financeira da TV Gazeta, mas o pagamento não foi feito até o fim da tarde desta segunda-feira (1). A Justiça intimou a empresa a prestar esclarecimentos.
Caso em até 15 dias úteis a emissora não faça o pagamento ou se negue a justificar o motivo pelo qual deixou de fazê-lo, o BNDES pedirá que a falência seja homologada judicialmente por falta de cumprimento do plano acordado.
Durante o governo Jair Bolsonaro (2019-2022), que teve Fernando Collor como apoiador, a TV Gazeta teria tido uma dívida de R$ 10 milhões perdoada pelo BNDES a pedido de aliados do então presidente, segundo fontes ouvidas pela coluna.
Nos bastidores, a TV Gazeta alega que a saída da Globo impediu que os pagamentos previstos fossem efetuados. A emissora havia fechado um contrato com a Band, mas desistiu da assinatura na última hora e segue com programação independente.
Fonte: Folha de São Paulo